Notícias

Moradores próximos à barragem de rejeitos B1-A, localizada em Brumadinho, na região Central de Minas Gerais, terão que desocupar suas residências

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (23) pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
  • Categoria: Minas Gerais
  • Publicação: 24/07/2025 14:18
  • Autor: redação

A estrutura pertence à empresa Emicon Mineração e Terraplenagem e teve seu nível de emergência elevado para o grau 2, em uma escala que vai até o nível 3.

Após o comunicado da ANM, a Prefeitura de Brumadinho iniciou a orientação dos residentes da zona que poderia ser afetada em caso de colapso, alertando sobre a necessidade de evacuação.

De acordo com a ANM, mesmo com a realização de estudos complementares, os dados obtidos ainda não foram incorporados às análises técnicas, devido a questões contratuais ainda não resolvidas. "Ainda que novas investigações estejam em andamento, os dados coletados não foram plenamente considerados nas avaliações, por conta de pendências contratuais. Por esse motivo, foi exigida a contratação de uma consultoria independente para revisar todas as informações", destacou o órgão.

A agência reiterou que não há indícios de rompimento imediato da barragem e que a decisão foi tomada neste momento por estarmos no período de estiagem, quando os riscos são menores. O objetivo é garantir que a evacuação das famílias ocorra de maneira segura e coordenada.